Aprendemos nas aulas anteriores do prof. Marcelo que a relação metrópole x colônia era movida pela necessidade da segunda gerar riqueza à primeira. No caso da Amazônia, essa riqueza era gerada a partir do incentivo da produção de gêneros que pudessem ser comercializados.
Em virtude da cobiça de outros países europeus sob a Amazônia, Portugal sentiu a necessidade de ocupar a região a partir do século 17. Naquele momento, o território amazônico era chamado de "Marañon" e abrangia o que conhecemos hoje como Amazônia Legal mais o atual Estado do Ceará e Piauí.
Ocupar a região amazônica não seria tarefa das mais fáceis: a principal dificuldade era que ela ficava bastante distante da cidade de Salvador (capital administrativa da colônia brasileira). Inclusive, muitos navios naufragavam tentando se deslocar da Amazônia para a capital do Brasil. Como, então, colonizar e ocupar a região amazônica?!
A solução encontrada pela coroa portuguesa foi dividir a Colônia brasileira em dois estados: O Estado do Brasil e o Estado do Maranhão, este criado oficialmente em 1621, conforme podemos observar no mapa abaixo: